A arte de cativar o afeto

Livro de J. Alves
O título original desse livro não era esse que ora vem estampado em sua capa, mas sim "O amorzeiro e as fantásticas e misteriosas borboletas azuis". Ao contrário do que sugere o atual título, este livro nada tem a ver com textos de autoajuda. É simplesmente o relato poético de uma "história de amor" que se desenrola tímida e anônima entre uma planta esquecida em um vaso de cimento no quintal de uma casa e o morador apressado e desatento que não percebe que a planta lhe pede socorro: um pouco de água e de terra para viver. A metáfora é evidente: temos em casa um amorzeiro, mas dele descuidamos, selando assim o nosso destino de desamor e de infelicidade. Assim, passamos a vida sem jamais experimentar a felicidade e o arrebatamento de um dia ver o amorzeiro vestir-se flores e de perfumes e de nos extasiarmos com o espetáculo das fantásticas e misteriosas borboletas azuis.

"Sei que a felicidade consiste em amar e ser amado. Mas o que é fácil dizer é árduo de se fazer. Isso porque o tempo das coisas não é o tempo da afeição. A utilidade das coisas não é a gratuidade do amor. Coisa a gente pega, segura, toma posse, leva consigo, guarda, mastiga e cospe fora. Amor a gente só pode cuidar. Tem vontades, tem desejos, tem caprichos, tem surpresas, tem decepções, tem lágrimas, tem dor de cabeça, hoje diz sim, amanhã diz não, hoje se entrega e amanhã se recolhe, enfim, amar é rompoer com a lógica do tempo: o hoje já é amanhã, o amanhã já se torna hoje e otem, um agora já é depois, um depois já futuro, um instante é eternidade e uma eternidade passa de repente..." (A arte de cativar o afeto, p. 31).
Vale a pena conferir!...











Ano de publcação:
2003
Editora:
Parabola Editorial
Edição:
1
Opções de compra:
ISBN:
85-88456-11-7
Número de páginas:
72
Categoria:
Outros
Comentários (1)>>Clique aqui para comentar
Toninha alves
Ser atento as pequeninas coisas,para enxergar as grandes.Eu leio esse livro e me sinto como se tivesse sentido um perfume que ainda nao existe pra comprar.O MUNDO INTEIRO DEVERIA LER,E UM GRANDE APRENDIZADO,MUITO OBRIGADA,ESTE LIVRA E UM PRESENTE.
28/03/2009

últimos textos

Leia os textos de J. Alves

    Não foi possível realizar a conexão com o servidor do banco de dados