Santo do dia

21 de Maio - S. Goderico

séc. XII – eremita

Foto: DivulgaçãoUm dos relatos da vida de S. Goderico foi escrito por Reginaldo, monge de Durham, a quem contou de viva voz coisas de sua vida. Conserva-se até hoje também outro relato, escrito por Galfrido, contemporâneo do santo eremita. Filho de camponês de Walpole, Inglaterra, antes de tornar-se eremita foi mascate, freqüentador de feiras em que comprava e vendia. Foi também navegante, viajando pela Europa inteira, sempre comprando e vendendo coisas. Um dia, impressionado com o exemplo de vida de S. Cutberto, partiu em peregrinação à Jerusalém. De volta à Inglaterra, trabalhou na casa de um rico proprietário rural, mas indignado pelas injustiças cometidas contra os pobres, abandonou tudo e partiu em peregrinação ao santuário de S. Gil e, depois, à Roma. Após dois anos de convivência com o eremita Aelrico, que vivia nas regiões selvagens de Durham, partiu de novo em peregrinação à Jerusalém. Retornando à Inglaterra, estabeleceu-se próximo ao rio Wear, onde construiu um oratório, convivendo ali com animais selvagens, os quais em vez de ameaçá-lo abrigavam-se dos perigos, procurando sua proteção. Era visitado freqüentemente pelos monges de Durham, entre os quais S. Aelredo e S. Roberto de Newminster. Possuía o dom da profecia e o conhecimento de acontecimentos distantes, que fazia interromper suas conversações para orar por pessoas em perigos iminentes. Morreu no dia 21 de maio de 1170.

TESTEMUNHAS DE NOSSOS TEMPOS

Pedro Aguilar Santos * Sacerdote, venerado pelo povo como santo, assassinado na Guatemala, em 1981. Jaime Gutiérrez Alvarez * Religioso, morto na Colômbia, em 1981. Irene McComack * Missionário, Peru, morto em 1991.

PRECE

DO PODER DA PALAVRA

Deus, nosso Pai, possa hoje o nosso coração apoiar-se em vós e beber na vossa Palavra do vosso Espírito, fonte de toda energia salutar. Abertos às suas inspirações, busquemos nesse dia a vossa Palavra transformadora. Que ela penetre o nosso íntimo modifique o nosso modo de pensar e de agir e transforme a nossa vida para melhor. É Foto: Divulgaçãoa vossa Palavra que aclara nosso discernimento, ilumina o nosso modo de pensar e de julgar os acontecimentos. É ela que revela nossas falhas, eleva nosso espírito, reanima nossa fé, desperta em nós a consciência de que somos filhos queridos e amados por vós. S. Goderico encontrou no Evangelho a razão para a sua vida. No silêncio da natureza, na oração e na contemplação das vossas maravilhas, encontrou a paz e a harmonia com toda a criação. Busquemos na vossa Palavra a orientação segura para a nossa vida. Busquemos nela o caminho do encontro profundo convosco e com nossos irmãos. Nela busquemos o alimento e o remédio para nossas fraquezas humanas e espirituais.


Bornal das Letras - Portal do escritor J. Alves

© Copyright - www.bornaldasletras.com.br - Todos os direitos reservados.