Santo do dia

20 de Junho - S. Juliana de Falconiere

“Juliana” quer dizer “aquela que é luzente, brilhante”.
S. Juliana de Falconiere é considerada a fundadora das religiosas da Ordem Servita. Nasceu em Florença, em 1270. Sobrinha de S. Aleixo, um dos sete fundadores da Ordem Servita, aos 16 anos, ingressou na Ordem Terceira dos Servitas, da qual mais tarde tornar-se-ia superiora. Após a morte da mãe, reuniu em torno
de si um grupo de mulheres sensíveis ao carisma servita. Deste grupo haveria de surgir as religiosas servitas, dedicadas à oração e ao serviço dos necessitados, sobretudo dos enfermos. Levou vida austera com jejuns, penitência e muita oração. Dormia pouco e devotava profunda devoção à eucaristia. Conta-se que na ocasião de sua morte, não podendo receber o viático devido à sua doença, deitou-se por terra e pediu que lhe pusesse a hóstia sobre o peito. Para espanto de todos, a hóstia desapareceu misteriosamente e ela morreu dizendo: "Meu doce Jesus!" Em memória deste acontecimento, as Servitas trazem no hábito a figura de uma hóstia cercada de raios. Faleceu em 1340 e foi canonizada pelo papa Clemente XII.

TESTEMUNHAS DE NOSSOS TEMPOS

Rafael Palacios * Sacerdote diocesano, 41 anos, dedicado à formação de CEBs em El Salvador. Homem de paz, acreditava mais na força do amor do que na força da violência e tudo fez para reunir em comunidades as pessoas dispersas e desorientadas. Foi assassinado em 1979, quando retornava de uma reunião de CEB.

PRECE

DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Deus, nosso Pai, um dia Pedro confessou ser Jesus o Filho de Deus vivo. Tão sincera e convincente foi a sua confissão de fé em Cristo que não apenas transformou Simão em Pedro (a pedra, a rocha em que se funda a Igreja), mas transformou também o curso da própria história humana. Como Pedro proclamou ser o Cristo o Senhor, possamos também confessar pela fé que por ele chegou até nós: “Bendito seja Deus. Bendito seja o seu santo nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja o seu sacratíssimo Coração. Bendito seja o seu preciosíssimo Sangue. Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. Bendito seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima. Bendita seja sua santa Imaculada Conceição. Bendito seja sua gloriosa Assunção. Bendita seja o nome de Maria, Virgem e Mãe. Bendito seja S. José, seu castíssimo esposo. Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos."




últimos textos

Leia os textos de J. Alves

    Não foi possível realizar a conexão com o servidor do banco de dados