Santo do dia

27 de Junho - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - S. Cirilo de Alexandria

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Esta devoção mariana liga-se ao um quadro da Virgem com o Menino Jesus nos braços. Esta pintura (séc. XIII) teria saído do Oriente (Creta?) e passado de mão em mão até chegar a Roma, ficando guardada na Igreja de S. Mateus (1449). Em 1866 a pintura foi reencontrada nas ruínas daquela antiga igreja e confiado aos padres redentoristas por Pio IX. Hoje o quadro encontra-se na igreja de Santo Afonso em Roma. É invocada com a seguinte oração:

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado o vosso auxílio e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das virgens, como a Mãe recorro, em vós me acolho, e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus encarnado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

S. Cirilo de Alexandria

370-444 - bispo e doutor da Igreja - “Cirilo” quer dizer “Senhor”.
Bispo e doutor da Igreja, Cirilo de Alexandria foi patriarca de Alexandria, Egito, defensor da tradição ortodoxa e da pureza da fé católica. Opôs-se a Nestório, Patriarca de Constantinopla, que afirmava ser Maria apenas a mãe do homem Jesus e não a Mãe de Deus. Foi também um dos protagonistas do Concílio de Éfeso, em 431, em que as idéias de Nestório foram declaradas heréticas. Contribuiu na formulação de uma teologia clara sobre a encarnação, proclamando que Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

TESTEMUNHAS DE NOSSOS TEMPOS

Juan Pablo Rodrigues Ran * Sacerdote indígena, assassinado em 1982, na Guatemala.

PRECE

DO DEUS HOMEM
Deus, nosso Pai, em Jesus vosso Filho viestes até nós para caminhar conosco e ser o nosso protetor e o nosso Salvador. Em Jesus estais indissoluvelmente ligado e comprometido com o destino humano. O homem já não está sozinho e errante, pois caminhais a sua frente apontando o caminho da vida em plenitude. Mesmo que a conturbação dos tempos nos inquiete, nos aflija, sempre ouviremos a voz daquele que um dia disse: Não tenhais medo! Sou eu! Sou eu a vida. Sou eu o caminho. Tenham confiança. Sou eu que caminho sobre as águas e acalmo os ventos... Sou eu faço os cegos verem e os paralíticos andarem. Sou eu que sustento a respiração de cada vivente. Ó Deus-verdadeiramente-homem, conheceis nosso coração, nossa sede de felicidade, nosso desejo de vida plena, nossa fome de esperança. Ó Homem-verdadeiro-Deus, sondais nosso espírito, conheceis nossas fraquezas, ilumininais nossas trevas, fortalecei nossos passos, curais nossas enfermidades e derramais sobre nós vossa misericórdia e vosso perdão.



últimos textos

Leia os textos de J. Alves

    Não foi possível realizar a conexão com o servidor do banco de dados