Santo do dia

22 de Maio - S. Rita de Cássia - S. Joaquina de Mas y de Vedruma

S. Rita de Cássia
1381-1457 – religiosa e mística - É invocada nas causas impossíveis. “Rita” é o diminutivo de “Margherite” ou “Margarida”, que significa “pérola”.

De Spoleto, Itália, Rita viveu 20 anos casada com um homem violento, que acabou assassinado. Logo depois morreram também seus dois filhos. Sozinha, entregou-se à oração, à penitência e à caridade. Após muita luta, foi admitida no convento das Agostinianas do convento de Cássia, na Úmbria. Devota de Cristo crucificado, pedia a ele que a deixasse sofrer como ele havia sofrido. Um dia, estando em oração, um raio de luz vindo da cruz a feriu, abrindo-lhe um estigma na testa. É invocada com a seguinte oração:

Ó S. Rita, advogada nas causas urgentes, solução para os problemas insolúveis, socorro nos casos desesperados! Eis aos vossos pés uma alma desamparada e amargurada que precisa do vosso auxílio e de vossa proteção. Não permitais que eu tenha de me afastar de vós sem ser atendida. Ó S. Rita, intercedei junto a Deus para que ele me conceda a graça de que tanto necessito (fazer o pedido). Ó grande santa, por vosso intermédio, espero tranqüilamente receber a graça que peço.

S. Joaquina de Mas y de Vedruma
1783-1854 – fundadora

De Barcelona, Espanha, Joaquina de Mas y de Vedruma foi mãe de 9 filhos e viúva, aos 33 anos. Dedicou sua vida aos filhos e aos enfermos, como enfermeira. Por volta de 1820, com algumas companheiras, fundou a Congregação das Carmelitas da Caridade, dedicadas à educação da juventude feminina e ao serviço dos enfermos. Durante a guerra civil espanhola, foi presa e exilada com suas irmãs, regressando à Espanha apenas em 1843. Acometida por uma por uma paralisia total, agravada pela cólera, morreu aos 71 anos, em Barcelona.

PRECE

DA JUVENTUDE
Foto: ® Nilo Machado.
Foto: Nilo Machado. Reprodução proibida.Deus, nosso Pai, velai pelos jovens... Possam eles realizar seus sonhos de paz e liberdade e construir um mundo em que os preconceitos sejam vencidos; as oportunidades, um direito de todos. Possam entender que a vida é um contínuo dom de si; é mais conquista de cada dia do Foto: Divulgaçãoque busca de concessões infinitas. Tornai a alma jovem pródiga e salutar, fecunda de esperanças e cumulada de todo o bem. Abri seus corações e suas mentes ao sentido da dignidade humana. Dirigi os passos da juventude para o caminho do amor perene e da felicidade plena de participar na construção da paz e fraternidade. Iluminai-os para que não se deixem levar pelas ilusões de sonhos fáceis e prazeres químicos, mecânicos, que pouco ou nada falam dos grandes e nobres sentimentos. Esclarecei suas dúvidas, encaminhai seus sonhos, tornai realidade suas esperanças, multiplicai sua generosidade, eternizai sua alegria, recompensai sua luta, e a todos dai a vossa força para que superem favoravelmente todos os desafios.




últimos textos

Leia os textos de J. Alves

    Não foi possível realizar a conexão com o servidor do banco de dados