Santo do dia

18 de Abril - S. Perfeito

Perfeito sofreu o martírio na perseguição moura, em Córdoba, por volta de 850, acusado de blasfêmia contra Maomé, o profeta de Alá. Durante o tempo em que passou encarcerado, ficava pregando o evangelho de Jesus e conclamando todos à pureza da fé apostólica. S. Eulógio o apresenta: “Reinando para sempre Nosso Senhor Jesus Cristo, no ano da sua encarnação, 850, da era (espanhola) 888; do consulado de Abderramom, 29; no tempo em que tinha a Espanha aumentado em riqueza e dignidade o povo árabe, ocupando por duro privilégio quase toda a Ibéria; quando Córdoba (chamada antigamente Patrícia e sendo hoje cidade régia) chegou ao ápice do seu esplendor..., gemendo a Igreja ortodoxa sob o seu duríssimo jugo, e achando-se em perigo de morte, nasceu em Córdoba o presbítero Perfeito, de santa memória, educado sob a direção de pedagogos da basílica de S. Aciselo, onde aprendeu as sagradas disciplinas, distinguindo-se pela erudição literária e conhecimentos da língua árabe...” (apud Leite, J. op. cit. vol. I, p. 332).

TESTEMUNHAS DE NOSSO TEMPO

Francisco Marroquín * Bispo protetor dos índios, fundador das primeiras escolas e hospitais, morto em 1537, na Guatemala.



PRECE

DA PÁSCOA DO DIA-A-DIA

Deus, nosso Pai, hoje possamos encarar cada acontecimento com a lucidez dos que sabem que tudo concorre para o bem daqueles que vos amam; até mesmo as adversidades, os desaventos, as doenças, os fracassos, as perdas humanas e materiais, a depressão, o pânico...

Por mais paradoxais pareçam, todas essas coisas são os muitos caminhos por que chegais até nós. Por mais nos tenhamos por sábios, espertos e argutos, nada sabemos dos vossos insondáveis desígnios sobre cada um de nós.

Quando julgamos perder é quando tudo ganhamos.

Quando tudo julgamos ganhar é quando mais nos empobrecemos.

Fazei compreender que mais vale ter paciência do que bancar o valente, mais vale saber se controlar do que conquistar cidades inteiras (cf. Prov 16,31s).

Pela fé e testemunho de uma vida que busca a retidão, celebremos no dia-a-dia a páscoa da superação de tudo o que nos oprime.

Aumentai a nossa fé na vida e fazei-nos participantes da glória que preparastes àqueles que, pelo poder do vosso amor, vos invocam como Pai e Senhor.

Pois, "todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus” (1Jo 5,1ss).



últimos textos

Leia os textos de J. Alves

    Não foi possível realizar a conexão com o servidor do banco de dados