eventos

Biblioteca "J. Alves"

Escola amplia biblioteca e homenageia escritor

Câmara Municipal de Passos - Estado de Minas Gerais, pelo Projeto de Lei s/n. 2006, conferiu, no dia 19 de outubro de 2006, o nome de Escritor J. Alves à atual Bilbioteca da Escola Municipal Professora Luzia de Abreu Silva, localizada à rua Joaquim Piantino n. 83, no Bairro São Benedito.


Foto: Nilo Machado.
Autoridades, convidados, o corpo docente e os alunos da Escola Muncipal Professora Luzia de Abreu Silva recebe o escritor J. Alves.

Foto: Nilo Machado.
A Professora Maria José de Castro Silva, diretora da Escola, dirige a palavra às autoridades presentes, aos convidados, ao corpo docente, alunos e funcionários, saudando a vinda do Escritor J. Alves,

Foto: Nilo Machado.
Profa. Ana Cleusa, idealizadora do evento, faz a saudação ao escritor J. Alves, ressaltando a importância da Biblioteca Escolar como importante meio de formação do futuro leitor.

Foto: Nilo Machado.
Prefeito Ataide Vilela fala aos participantes do evento.

Foto: Nilo Machado. 
Vereador  Tião Bacada (Sebastião de Castro), autor do Projeto,  faz a leitura do currículo do escrutor.

Foto: Nilo Machado.
A Banda Municipal abrilhantou o evento.

Foto: Nilo Machado.
Autoridades, convidados, familiares, professores e alunos no ato da homenagem que conferiu o nome do escritor J. Alves à Biblioteca da Escola Escola Municipal Professora Luzia de Abreu Silva,

Foto: Nilo Machado.
O escritor J. Alves conversa com os alunos da Escola Municipal Professora Luzia de Abreu Silva.

Ao longo de um mês, os alunos da escola fizeram pesquisa e entrevistaram familiares do homenageado, estudaram sua vida e sua obra, especialmente o livro JR e a maldição murium. Com a presença de autoridades da cidade, prefeito da cidade Ataíde Vilela, a secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria de Jesus Nunes Oliveira Bernardes e o vereador Sebastião de Castro, diretora da escola, Professora Maria José de Castro Silva, vereadores, a bilbioteária e amiga Ana Cleusa, professores, bibliotecárias e alunos, bem como dos familiares, foi feita uma homenagem e o descerramento da placa. Na ocasião o grupo teatral da Profa. Maria Carolina Biccari fez a apresentação de uma peça teatral sobre o tema do livro JR e a maldição murium e à noite o lancamento da obra.

Foto: Nilo Machado.
A Professora Maria José Castro Silva, juntamente com o Prefeito Ataíde Vilela, o Escritor J. Alves e o Vereador Sebastião de Castro descerram a placa da "Biblioteca J. Alves".


Foto: Nilo Machado.
Encenação da peça teatral inspirada no livro JR e a maldição murium, do escritor J. Alves, por ocasião da inauguração da Biblioteca J. Alves da Escola Muncipal Professora Luzia de Abreu Silva .


Foto: Nilo Machado.
Lançamento do livro JR e a maldição murium e sessão de autógrafos.



PASSOS (MG)
Do Jornal Correio dos Lagos,
Segunda-feira, 20 de novembro de 2006, p. 10

A Escola Muncipal Professora Luzia de Abreu Silva comemorou no dia 01 de novembro, a ampliação da Biblioteca do estabelecimento, que foi contemplada com mais 800 livros. A data foi marcada com uma homenagem  ao escritor J. Alves, que mora no bairro e é autor de diversos livros com enfoque na auto-estima e voltados para a alegria da fé cristã. O prefeito Ataide Vilela participou do encontro, bem como a Secretária de Educação Maria de Jesus e o vereador Sebastião de Castro, o Tiãozinho Bacada. O escritor J. Alves passou o dia na escola.

Para a professora Maria José Castro Silva, atual diretora da Luzia de Abreu, o novo acervo da biblioteca vem enriquecer o "o trabalho pedagógico que hoje é priveligiado, podendo os alunos receber em mãos os livros indicados pelos professores". Ele acredita que isto também vai facilitar  "o trabalho da família que não precisa mais ficar procurando livros para empréstimo.

O escritor

J. Alves,
nome dado a nova biblioteca, é natural do Carmo do Rio  Claro, mais veio para Passos aos oito anos de idade. Sua família mora na região da escola há 50 anos. "Muitos dos meus livros tratam da vida, levam uma mensagem positiva, de respeito e do valor humano".









O escritor se disse surpreso com a homenagem e "como explicaram que era uma forma de valorizar o bairro aí achei a idéia ótima". Por esta razão, eu não reputo esta homenagem a mim, mas a todos os moradores aqui do bairro", disse. "Eu recebi essa homenagem porque sei que tenho uma função social, então não é nada para mim. Eu devolvo tudo isso para o pessoal da cidade mesmo", ressalta.


J. Alves é autor, entre outros, de Família, quem ama não descuida, Amanhã será mnelhor, 30 dias com a vida, Assim é o amor, JR e a maldição murium, Os santos de cada dia, Os cinco minutos dos santos...

Galeria de Fotos

 

 
   
 




























































































































































 

 

06/08/2009

Comentários (5)>>Clique aqui para comentar
Carlos Eduardo Augusto Alves
Querido tio, me alegra saber que és uma estrela que brilha por onde passa... Parabéns!

Saudades

Seu sobrinho... Carlos Eduardo - (Kadu Alves)
29/09/2009
Carlos Eduardo Augusto Alves
Querido tio, me alegra saber que és uma estrela que brilha por onde passa... Parabéns!

Saudades

Seu sobrinho... Carlos Eduardo - (Kadu Alves)
29/09/2009
Sebastião de Castro (Tiãozinho Bacada)

Dou graças ao Pai Celestial, por ter me dado o privilégio de ter sido o autor do Projeto de Lei, que concedeu o nome da Biblioteca Municipal da Escola Luzia de Abreu, do grande Escritor J. Alves, pessoas boas tem que ser lembradas e imortalizadas e eu como homem público, não fiz nada que me obrigação.


Um forte abraço do seu amigo
26/07/2009
Ana Cleuza
Fiquei lisonjiada por ter participado desse grande evento que foi um marco em nossa historia, no qual foi homenagiado J.Alves, emprestando seu nome á biblioteca da E. M. Porfª Luzia de Abreu Silva. Abraços Ana Cleuza.
03/06/2009
Beatriz Alves
Voce é motivo de muito orgulho , força e inspiração para mim e todos com certeza .
Te amo e te admiro muito.....
Beijos Bia......
20/05/2009
Bornal das Letras - Portal do escritor J. Alves

© Copyright - www.bornaldasletras.com.br - Todos os direitos reservados.